Transtornos Depressivos
Os transtornos depressivos afetam mais de 20% da população ao longo da vida. São divididos pela gravidade dos sintomas, mas as características essenciais são humor triste ou irritável, falta de interesse e prazer, desânimo, fadiga, lentificação psicomotora e alteração do sono.
Transtornos Ansiosos
Medo e ansiedade são sentimentos comuns, a ansiedade se torna patológica e requer tratamento quando passa a trazer prejuízos sociais, funcionais e sofrimento ao indivíduo. Dentro dos transtornos ansiosos o DSM-5 (Manual diagnóstico e estatístico de transtorno mentais) considera, entre outros, as fobias, pânico e ansiedade generalizada.
Transtorno Afetivo Bipolar
Transtorno afetivo bipolar é uma doença crônica caracterizada por alternância de episódios depressivos e de mania. Importante observar que o risco de suicídio em indivíduos com esse diagnóstico é estimado em pelo menos 15 vezes o da população em geral. O objetivo de curto prazo do tratamento é agir nos episódios de alteração patológica do humor e o objetivo de longo prazo é impedir que o paciente apresente novos episódios.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Transtorno Obsessivo Compulsivo tem prevalência de 2% ao longo da vida. É caracterizado por pensamentos recorrentes e intrusivos que podem estar acompanhados de comportamentos repetitivos que o indivíduo se sente compelido a executar. O DSM-5 (Manual diagnóstico e estatístico de transtorno mentais) também enquadra na categoria dos Transtornos Obsessivos Compulsivos o transtorno de acumulação, tricotilomania (arrancar o cabelo), transtorno de escoriação ou Skin-picking. O tratamento deve ser realizado com abordagens psicológicas e farmacológicas.
Dependência Química
Os transtornos relacionados a substâncias abrangem álcool, cafeína, maconha, alucinógenos, inalantes, opioides, sedativos, hipnóticos e ansiolíticos, estimulantes (cocaína, anfetamina) e tabaco. Todas essas substâncias consumidas em excesso ativam o sistema de recompensa cerebral, o qual está envolvido no reforço de comportamentos e na produção de memórias. Os quadros são divididos em intoxicação aguda, uso nocivo, síndrome de dependência e estado de abstinência de acordo com as peculiaridades de cada tipo de substância.
Esquizofrenia e outros T. Psicóticos
A esquizofrenia é a doença crônica com períodos de exacerbação e de acalmia, estima-se prevalência ao longo da vida de 0.7%. O quadro é caracterizado por alucinações, delírios, desorganização do pensamento e sintomas negativos. O tratamento inclui abordagem medicamentosa e intervenções psicossociais.
Transtornos de Personalidade
A personalidade determina a forma como cada indivíduo interage com os outros e com o ambiente. Segundo Kurt Schneider a personalidade anormal se diferencia não por uma variação qualitativa, mas sim quantitativa, desvios extremos daquilo que é observado como habitual. O foco principal do tratamento é a abordagem psicoterápica, o tratamento farmacológico é útil no manejo de aspectos específicos como impulsividade, agressividade e oscilação do humor.
Transtornos do Impulso
Transtorno de impulso são exemplificados pelo jogo patológico, oniomania, transtorno explosivo intermitente, piromania e cleptomania. Todos envolvem deficiências no autocontrole de emoções e de comportamento que violam os direitos dos outros ou colocam o indivíduo em conflito com normais sociais ou autoridades.
Atendimentos
